Funcionários autorizados do Rosselkhoznadzor negociaram com representantes do Ministério da Agricultura, Florestas e Gerenciamento de Água da Sérvia o possível levantamento das restrições impostas anteriormente à importação de produtos sérvios para a Federação Russa.
A reunião foi realizada em Moscou. Os delegados da República da Sérvia garantiram a seus colegas russos que hoje frutas e outros produtos agrícolas cultivados nas extensões sérvias não representam mais um perigo potencial para os consumidores russos.
Observe que, no final do verão de 2018, os funcionários do Rosselkhoznadzor revelaram mais de cem casos da presença de uma praga de jardim, como a moniliose marrom, apodrecer em uma grande remessa de nectarinas e pêssegos que chegaram à Federação Russa da Sérvia.Representantes do Ministério da Agricultura da Sérvia afirmam que em seu país todas as medidas foram tomadas para eliminar a praga. Inclusive graças às recomendações que os funcionários de Rosselkhoznadzor compartilharam com os agrários sérvios.
Nesse sentido, a autoridade supervisora russa, em um futuro próximo, realizará uma inspeção nas empresas sérvias envolvidas na produção de frutas de caroço para importação.Ambas as partes estão prontas para assinar um acordo sobre questões de quarentena e proteção de plantas. Resta apenas reconhecer os frutos sérvios como adequados para importação e venda no território da Federação Russa.