Na semana passada, a Ucrânia continuou a aumentar os preços do tomate com efeito de estufa. No final da semana passada, os preços dos vegetais subiram para 30-40 UAH / kg. tomate salada e 35-45 UAH./kg. tomate rosa.
Ao mesmo tempo, na semana anterior, os tomates foram vendidos em média a um preço de 24 a 30 UAH / kg. salada de tomate e rosa pediram 38-40 UAH / kg.
No contexto de um aumento geral nos preços, os preços do tomate (de 39 UAH / kg. Em maio-junho a 100 UAH / kg. Em janeiro-abril) durante todo este ano pareceu bastante razoável, mas agora, quando os preços deveriam ter diminuído 40-50%, eles permanecem altos e até crescem pouco a pouco.
A presença de produtos importados da Turquia, Espanha etc. indica que os agricultores dificilmente sobreviveram ao calor e outros fenômenos naturais ou perderam a maior parte da safra de tomate em campo aberto.
Anteriormente, foi relatado que a enchente na Transcarpathia, que ocorreu nesta primavera, danificou as estufas dos agricultores locais e as deixou virtualmente sem colheitas e ganhos. A água permaneceu nas estufas por vários dias.
As plantas morreram e seus frutos já eram de uma qualidade completamente diferente e não podiam ser transportados. Os agricultores os venderam nos mercados locais a preços baixos. No verão, as estufas vazias da Transcarpácia pareciam mais ruínas. Seus proprietários foram trabalhar para cobrir perdas.