Os produtores de leite americanos, que viram uma quantidade sem precedentes de falências em algumas partes do país, estão monitorando de perto o momento que podem obter do pacote de assistência da administração Trump.
Segundo Beta Ford, diretor geral da cooperativa de laticínios Land O'Lakes Inc., as tarifas recíprocas limitaram as fábricas de laticínios em cerca de US $ 2 bilhões. Enquanto isso, os bancos estão depreciando suas carteiras de laticínios e tornou-se mais difícil obter empréstimos operacionais.
Os agricultores americanos tendem a lutar para se manter à tona. De acordo com o Dairy Export Council dos EUA, as exportações de laticínios para a China, que já foi um mercado em rápido crescimento, caíram mais de 40% no primeiro trimestre de 2019.
Enquanto isso, segundo Ford, os produtores de leite receberam apenas US $ 250 milhões na primeira rodada de pagamentos do governo. Os agricultores "gostariam que outra coisa refletisse as perdas de mercado que os atingiram", disse Beth Ford.
O último pacote de ajuda da Administração Trump para os agricultores dos EUA é um programa de US $ 16 bilhões que inclui pagamentos diretos aos produtores de US $ 14,5 bilhões.
Na quinta-feira, 23 de maio, o Departamento de Agricultura dos EUA anunciou que os produtores de laticínios receberiam pagamentos determinados pelo histórico de produção. Não havia outros detalhes sobre quanto eles receberiam.
“Não sei exatamente como isso será distribuído. É claro que expressamos preocupação da administração, especialmente com relação aos produtores de leite que não receberam uma quantia significativa nesta primeira rodada e estão sob tremenda pressão. Vamos ver o que a administração distribuiu, o que resultará disso. A matemática não foi incrível da última vez ”, disse Ford.