Muitas vezes, os jardineiros iniciantes, concentrados em cuidar de árvores frutíferas e vegetais, deixam de fora os canteiros de verduras. Enquanto isso, para obter uma boa colheita de endro, a alimentação regular é muito necessária; sem eles, a cultura não cresce bem, murcha e seca. Esta revisão fornece informações detalhadas sobre como e como fertilizar o endro durante a estação.
Por que a alimentação é necessária?
Existem duas razões principais pelas quais a fertilização é necessária para o crescimento normal do endro. A primeira é que esta planta, em princípio, exige bastante da composição do solo e pode nem mesmo brotar em áreas escassas.
A segunda é a precocidade da cultura: se a maioria dos vegetais no jardim brota, ganha força, floresce e forma frutas da primavera ao final do outono, outras são perenes e, às vezes, é suficiente para alimentá-las uma vez a cada vários anos, e o endro passa esse processo literalmente em 20 dias.Você sabe O endro é conhecido pela humanidade desde os tempos antigos, no entanto, nossos ancestrais distantes não o usavam como tempero. Por exemplo, no Egito antigo, a grama perfumada era percebida exclusivamente como uma planta medicinal, mas os gregos e romanos fizeram buquês decorativos e a apresentaram aos seus entes queridos.
Durante esse tempo, a grama remove rapidamente todos os nutrientes necessários do solo e, quando as sementes são plantadas novamente no mesmo local (ou seja, geralmente são cultivadas verduras anuais), o solo já não é adequado para fornecer nutrição completa ao endro durante a estação de crescimento.
Os principais tipos de fertilização
Para determinar como alimentar os espaços verdes para obter a melhor colheita possível, primeiro você precisa saber o que são fertilizantes e para que servem exatamente cada um deles.
Existem vários critérios pelos quais os fertilizantes podem ser classificados, mas na maioria das vezes eles são divididos em dois grandes grupos, dependendo de sua origem - orgânico e mineral.
Por sua vez, os fertilizantes minerais podem ser simples e misturados (complexos). Às vezes, substâncias orgânicas e minerais selecionadas de uma maneira especial fazem parte da cobertura. Tais compostos são chamados organomineral ou húmicos.
Orgânico
Os fertilizantes orgânicos são misturas de nutrientes constituídos por produtos de origem animal ou vegetal. Eles contêm todos os minerais necessários para a vida das plantas, e essas substâncias estão na forma exata em que são melhor absorvidas pelo sistema radicular.
É por isso que esse tipo de fertilizante é o mais valioso, o único problema em sua aplicação é o alto preço e a complexidade de obter (para se tornar um fertilizante, os orgânicos devem passar por um determinado processo biológico - apodrecer, voltar a apodrecer, decompor, digerido no estômago de um animal etc.) .Você sabe O maior verme do mundo atinge quatro metros de comprimento. Esses invertebrados vivem na Austrália, na região de Gipsland.
Os fertilizantes orgânicos mais famosos usados no cultivo de endro incluem:
- estrume (misturado em uma única substância, fezes de animais e restos de lixo, coberto com piso no estábulo);
- composto (detritos de plantas apodrecidos misturados com terra);
- turfa;
- excrementos de pássaros (por exemplo, galinheiro);
- lodo;
- casca de árvore;
- serragem;
- madeira cinza;
- adubo verde (plantas anuais, raramente perenes, plantadas em um leito por um curto período de tempo e após um conjunto ou massa verde misturada à terra para enriquecê-la com matéria orgânica);
- vermicomposto (resíduos orgânicos processados por minhocas e vários microorganismos do solo).
Mineral simples
Fertilizantes minerais simples (ou unilaterais) são preparações produzidas industrialmente contendo basicamente um nutriente necessário para garantir o ciclo de vida das plantas. Geralmente este elemento está em uma forma solúvel e facilmente digerível.
Em particular, fertilizantes minerais simples podem incluir:
- nitrogênio - sulfato de amónio, cálcio, amoníaco ou nitrato de sódio, ureia (ureia), etc;
- fósforo - superfosfato, rocha fosfática, precipitado, fosfato desfluorado, fosfato de monohidrogênio de cálcio, etc;
- potássio - sulfato de potássio, Kalimagnesia, Kalimag, sal de potássio, etc.
Minerais complexos
O valor dos fertilizantes minerais simples é que eles permitem que o jardineiro combine independentemente as composições de nutrientes necessárias para uma determinada cultura (por exemplo, na fase de frutificação, um excesso de nitrogênio leva a um ganho de massa verde, o que reduz significativamente o rendimento).
No entanto, em alguns casos, para não lidar com o cálculo de dosagens, pesagem e mistura dos componentes, é muito mais conveniente usar o produto acabado, no qual todos eles já estão selecionados nas proporções corretas.
Esse papel é desempenhado por fertilizantes minerais complexos, dos quais os mais famosos incluem:
- amofos, carboamofos, nitrofos, nitroamofos (azoto + fósforo);
- ammofosk, nitrofosk e nitroammofosk (nitrogênio + fósforo + potássio);
- nitrato de potássio (potássio + nitrogênio);
- fosfato de magnésio e amónio (azoto + magnésio + fósforo);
- metafosfato ou polifosfato de cálcio (fósforo + cálcio);
- metafosfato ou polifosfato de potássio (fósforo + potássio);
- metafosfato ou polifosfato de amônio, polifosfato de uréia (fósforo + nitrogênio).
Humic
Os fertilizantes húmicos ou organominerales são obtidos industrialmente, transformando os ácidos húmicos contidos em substâncias orgânicas como turfa, húmus, lodo, carvão marrom, etc., em uma forma acessível às plantas. Além dos humatos, os principais minerais "vegetais" - fósforo, nitrogênio e potássio - são geralmente adicionados a esses fertilizantes.
A principal desvantagem desses medicamentos é que, para alcançar um efeito perceptível, eles devem ser usados em quantidades muito grandes; portanto, são aplicados com mais frequência no solo para escavações de outono ou primavera, e não para o acabamento sazonal.Exemplos de fertilizantes húmicos incluem:
- humofos (ácidos húmicos + fósforo);
- humofosk (ácidos húmicos + fósforo + potássio);
- fertilizantes de turfa e amônia (ácidos húmicos + nitrogênio);
- fertilizantes minerais de turfa e amônia (ácidos húmicos + nitrogênio + potássio);
- humato de sódio (sal de sódio do ácido húmico);
- humato de potássio (sal de potássio do ácido húmico).
Especial
Às vezes, um fabricante de fertilizantes minerais ou organomineral complexos, querendo aumentar as vendas por jardineiro inexperiente, cria um nome bonito para o seu produto e indica a embalagem que foi projetada especificamente para alimentar uma determinada colheita. Normalmente, o custo desse tipo de produto é um pouco mais alto do que outros medicamentos com uma composição semelhante.
Importante! Os fertilizantes especiais nada mais são do que um movimento publicitário, mas isso não significa que tais preparações não devam ser compradas para alimentar o endro.
Aqui estão alguns exemplos desses fertilizantes:
- IZI Start TE-MAX;
- Novatek Solub;
- K-Max Hakafos Calcídico;
- Joint venture de empresas;
- Basfoliar Avant Natur SL;
- Kelp Basfoliar SL;
- Basfoliar Frutis SL;
- SL de Ativo Basfoliar;
- Fosfato monopotássico Selecione MKP;
- Arvi NPK.
Todas as preparações listadas na lista contêm uma recomendação adicional do vendedor de que se destinam a salsa, salada e endro, embora, de fato, nada mais sejam do que fertilizantes minerais complexos que, além de fósforo, nitrogênio e potássio, possam também incluem alguns outros elementos, como por exemplo: zinco, manganês, enxofre, molibdênio, cobre, boro, magnésio e ferro.
Métodos de fertilizantes populares
Você também pode alimentar o endro com métodos populares, usando os chamados fertilizantes “verdes”. Para a preparação, você pode usar várias ervas do campo e até ervas daninhas do jardim. Numa época em que os fertilizantes minerais ainda não haviam sido inventados e não havia onde obter fertilizantes orgânicos em grandes quantidades, os canteiros com endro eram fertilizados com caldo de urtiga.
Você sabe Segundo a lenda, a antiga poetisa e música grega Sappho inalou o aroma mágico do verde dill para se sentir inspirada a criar suas canções líricas imortais.
A receita acabou sendo tão bem-sucedida que ainda é usada:
- Corte urtigas jovens até a planta florescer.
- Coloque as hastes em um recipiente fundo e despeje a água na proporção de 1: 8.
- Para diluir o fermento de pão em uma pequena quantidade de água morna e aguarde até que eles "iniciem".
- Para que o fermento tenha comida, adicione um pouco de açúcar na tigela com urtigas e um pouco de açúcar.Uma pequena quantidade de kvass também ajudará a acelerar o processo de digestão.
- Despeje o fermento "lançado" no recipiente, coloque-o em um local quente e deixe-o por vários dias até o final da fermentação, mexendo ocasionalmente.
- Quando a espuma na superfície do recipiente diminuir acentuadamente, decante a mistura.
- Antes de usar, dilua o curativo com água (1 litro de purê em um balde de água).
- O fertilizante pode ser aplicado duas vezes por mês. Consumo - cerca de 5 litros por 1 m² de área.
Importante! Os fertilizantes nunca devem ser aplicados durante o crescimento ativo da vegetação. Depois que os primeiros brotos aparecerem, aguarde pelo menos duas semanas.
Regras e termos para alimentação
O esquema e a dosagem da adubação sob leitos de endro têm algumas características, dependendo se a vegetação é cultivada em campo aberto ou sob abrigo de filme.
Em campo aberto
Em campo aberto, o endro é geralmente fertilizado de acordo com o seguinte esquema:
Método de aplicação: | Rega | Pulverização |
Número de curativos | 1 | 2–3 |
Tempo de aplicação | 14 dias após a germinação | após o final da fase de crescimento ativo com um intervalo de 2 semanas |
Substâncias Essenciais | potássio, fósforo, nitrogênio, magnésio | cálcio, nitrogênio |
Dosagem recomendada para 1 m² | superfosfato - 20-30 g; nitrato de amônio - 15-20 g; Kalimagnésia - 20–25 g | primeira alimentação: uréia - 30-60 g; segunda e subsequente alimentação: nitrato de cálcio - 15–20 g |
Os fertilizantes orgânicos são geralmente aplicados ao solo antes da semeadura das sementes, mas se isso não tiver sido feito em tempo hábil, juntamente com o curativo principal da raiz, o leito pode ser regado com verbasco diluído em água na proporção de 1:10.
Importante! O que exatamente falta no endro pode ser determinado pela aparência da planta: a floração prematura indica falta de umidade e nutrientes, o caule fica amarelo devido à deficiência de nitrogênio e fica vermelho devido ao excesso de potássio e água no solo.
Na estufa
A principal característica do cultivo de endro em estufa é que, sob o filme, esse processo pode durar o ano todo - tanto no inverno quanto no verão. Portanto, é especialmente importante se preocupar em fazer todos os fertilizantes necessários antes da semeadura; então, por um curto período de vegetação, os canteiros não podem ser alimentados.
Uma boa maneira de saturar o solo com nutrientes é adicionar um pouco de superfosfato ou nitrofosfato diretamente no sulco escavado para a sementeira (o fósforo, a propósito, é melhor absorvido no momento da fase inicial da estação de crescimento, quando a semente inicia a primeira raiz).
Se por algum motivo o endro foi semeado em solo pobre, duas semanas após a germinação recomenda-se regar o jardim com um dos seguintes medicamentos:
Nome do fertilizante | Dosagem por 10 l de água, g |
nitrofoska | 10–15 |
nitrato de amônio | 15–20 |
superfosfato | 20 |
sulfato de potássio | 20 |
Como fertilizante orgânico rico em potássio, o solo ao redor dos arbustos às vezes é polvilhado com uma pequena quantidade de cinza de madeira.
Importante! Se durante a rega o fertilizante cair nas folhas, ele deve ser lavado cuidadosamente com água limpa e levemente aquecida.
Recomendações adicionais
Curiosamente, surgem problemas inesperados com o cultivo de endro. Parece uma grama comum, e a cama após a semeadura permanece completamente nua ou é coberta com galhos finos e dolorosos que rapidamente ficam amarelos, secos e se perdem em ervas daninhas que as obstruem.
Para que o endro seja magnífico, forte e saudável, além da cobertura regular, várias regras importantes devem ser observadas, a saber:
- É necessário escolher um lugar muito brilhante para a planta, na sombra você pode esquecer uma boa colheita.
- A cultura é muito sensível não apenas à fertilidade do solo (embora isso não deva ser esquecido), mas também à sua reação. Idealmente, o nível de pH deve estar na faixa de 5,5 a 7,0, mas a redução da acidez com calagem leva ao fato de que os galhos mudam de cor de verde para vermelho.
- A temperatura ideal para o endro é de + 13 ... + 15 ° C.
- A rotação adequada da colheita é uma condição indispensável para uma boa colheita. O endro cresce melhor após repolho, beterraba, abóbora (pepino, abobrinha) e cabeceira (tomate, pimentão, berinjela, batata). Mas depois de cenouras, repolho tardio, aipo, erva-doce, salsa e outras ervas, o endro é indesejável.
- Outra condição necessária para manter os brotos verdes frescos e fortes é a rega regular. É por causa do ar e do solo secos que o endro inicia a flecha com antecedência e forma guarda-chuvas com sementes.
- É melhor plantar as sementes no meio da primavera, e o canteiro não é formado linearmente, mas em zigue-zague. Com esse esquema, as mudas emergentes se apoiam e, além disso, não requerem desbaste.
- Durante a temporada, o plantio pode ser repetido e, com solo bem fertilizado, você pode cultivar verduras completamente em apenas 4-4,5 semanas, para que pelo menos três culturas possam ser colhidas por estação.
Importante! As sementes de endro são cobertas com uma densa camada de óleo essencial, o que muitas vezes impede a germinação. Portanto, antes do plantio, as sementes devem ser sempre embebidas por vários dias.
Você também não deve negligenciar um detalhe tão importante como a escolha certa da variedade. Os verdes, como outras plantas agrícolas, podem diferir em termos de maturação, condições ideais de cultivo (estufa ou campo aberto), produtividade, sabor, resistência ao gelo e outros critérios. Às vezes, é a variedade errada que explica a falta de colheita.
Para resumir. Se o endro não crescer bem, isso pode significar que a planta simplesmente não tem nutrientes. Não se esqueça de enriquecer regularmente o jardim com eles, siga as regras listadas acima e verduras perfumadas sempre estarão presentes em sua mesa - frescas no verão e secas ou congeladas no inverno.