Entre janeiro e fevereiro deste ano, os Estados Unidos aumentaram significativamente a quantidade de mel importado da Ucrânia, encontrando-se na posição de liderança em suas compras.
Nos primeiros dois meses de 2019, os Estados Unidos adquiriram US $ 1,96 milhão em mel ucraniano, o que é 2 vezes mais que no mesmo período de 2018, informou o Serviço Fiscal do Estado da Ucrânia. Os Estados Unidos estavam na quinta posição no ranking de importadores, com um indicador de US $ 0,96 milhão.
Os maiores importadores de mel ucraniano são a Alemanha e a Bélgica. Os números oficiais dizem que eles já compraram o produto doce da Ucrânia por US $ 3,68 milhões e US $ 1,99 milhões, respectivamente.No período analisado, os apicultores ucranianos enviaram seu produto para o mercado externo no valor de US $ 12,9 milhões, 7% a menos do que em janeiro - fevereiro de 2018 Em termos físicos, as exportações de mel, pelo contrário, aumentaram ligeiramente. A título de comparação, se as exportações do ano passado, nos dois primeiros meses, atingiram 6,1 mil toneladas, este ano esse número aumentou para 6,9 mil toneladas.Anteriormente, foi relatado que os apicultores da região de Kherson veem a estabilidade da demanda por mel ucraniano no exterior no uso de marcas. Eles reclamam que as empresas de exportação não anunciam um produto ucraniano que é vendido em todo o mundo.