Empresa americana J.R. A Simplot está desenvolvendo uma nova variedade de batatas que menos mudam de cor devido a ferimentos.
A Simplot usa a edição de genes, uma nova técnica de criação que permite aos cientistas fazer pequenas alterações no DNA da planta para desenvolver uma variedade de batata que não fica azul e não fica marrom com golpes leves. Isso tornará as batatas mais atraentes para os consumidores, reduzindo o desperdício.
Todos os anos, a humanidade joga tanta batata que seria suficiente para 6 bilhões de porções de purê de batatas. Uma parte significativa dos tubérculos é descartada devido ao fato de apresentarem uma cor marrom ou azulada devido a ferimentos durante a colheita e o transporte. Embora essas batatas sejam absolutamente inofensivas à saúde e possam ser consumidas.
Portanto, uma variedade que é insensível a lesões, de acordo com J.R. Simplot, permitirá que mais batatas sejam usadas nos alimentos, em vez de jogá-las no lixo.
A propósito, a empresa já tem experiência positiva com o método de edição de DNA em cogumelos e planeja continuar as pesquisas sobre abacates, que também sofrem lesões, o que afeta sua apresentação.
Leitura recomendada:
- Variedades de batata branca com olhos vermelhos e rosa
- Variedade de batatas Red Fantasy: uma descrição botânica, tecnologia agrícola de cultivo e cuidado
- Características da variedade de batata Leader