O Comité Agrícola da UE aprovou o primeiro lote de propostas para melhorar a política agrícola da UE no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), após votação no Parlamento Europeu na segunda-feira à noite, 1 de abril.
Esta primeira votação da reforma da PAC centrou-se nas novas regras da UE para a organização de um mercado agrícola comum após 2020. A decisão da CMO foi adotada por 29 votos a favor e 7 votos a favor.
De acordo com membros do Parlamento Europeu, o esquema existente de assistência a produtores de leite que voluntariamente produzem menos produtos durante sérios desequilíbrios de mercado, a fim de estabilizar os preços, deve ser estendido a todos os setores.Os deputados também observam a necessidade de mais transparência, melhor gerenciamento de crises e uma rede de segurança mais ampla. .Além disso, os membros do Parlamento Europeu endossaram as disposições propostas para garantir que as autoridades nacionais combatam o uso ilegal de denominações de origem protegidas, indicações geográficas protegidas e especialização tradicional garantida.
O relator Eric Andrieu disse que, embora os agricultores enfrentem problemas significativos de renda associados à diminuição da volatilidade dos preços, a comissão propôs apenas uma reforma administrativa muito limitada, que agora aprova cuidadosamente as propostas de reforma da PAC pelo Parlamento Europeu após maio. eleição.