Os distritos de Drabovsky, Zvenigorod, Talnovsky e Monastyrishchensky da região de Cherkasy receberão quase 1 milhão e 200 mil UAH para limpar territórios de pesticidas. As subvenções para isso vão do orçamento regional, disse o primeiro vice-presidente da administração regional do estado, Taras Vysotsky.
Em geral, 7 distritos da região agora exigem medidas de remoção de pesticidas. Aqui são armazenadas mais de 282 toneladas de produtos desconhecidos, inadequados e proibidos para o uso de produtos químicos para proteção de plantas. Do total de resíduos de pesticidas que necessitam de neutralização, 85%, ou seja, 240 toneladas, são armazenados em Yerki, no distrito de Katerinopolsky.
"Agora, na região, estão em andamento os preparativos para limpar o território da região de resíduos perigosos de pesticidas", disse Taras Vysotsky. Este ano, os quatro primeiros distritos dos sete em necessidade receberão uma subvenção do orçamento regional para a implementação de medidas para o descarte de resíduos de pesticidas em um futuro próximo.No entanto, é claro que a Yerki tem a maior necessidade de disposição desses resíduos perigosos. A administração regional do estado já enviou ao Ministério de Recursos Naturais um pedido de alocação de 12 milhões de 240 mil UAH do orçamento do estado para a destinação de 240 toneladas de resíduos de pesticidas armazenados no território da UTO de Erkovskoye.
Lembre-se, de acordo com a legislação ambiental vigente, medidas para garantir a apreensão, o descarte, a destruição e a neutralização de produtos desconhecidos, inadequados e proibidos para o uso de produtos químicos de proteção de plantas (resíduos de pesticidas) só podem ser executados por entidades comerciais.
Desde que tenham uma licença do Ministério da Ecologia e Recursos Naturais da Ucrânia (doravante denominado Ministério de Recursos Naturais) para operações no campo de gerenciamento de resíduos perigosos, incluindo coleta, armazenamento, transporte, descarte de pesticidas e herbicidas usados que não atendem aos padrões, expirou ou não é adequado para o uso pretendido.
Exportadores que receberam consentimento por escrito (comunicação) do Ministério de Recursos Naturais para o movimento transfronteiriço de resíduos perigosos, em particular resíduos de pesticidas.