O Vietnã selecionou mais de 2,5 milhões de porcos para conter a propagação da peste suína africana, que pode infectar todas as províncias do país, disse um porta-voz do Ministério da Agricultura do país na terça-feira, 18 de junho.
Segundo Nguyen Van Long, chefe de Epidemiologia do Departamento de Saúde Animal do Vietnã, o vírus letal para porcos foi detectado pela primeira vez em fevereiro e desde então se espalhou para fazendas em 58 das 63 províncias do país.
Um segundo alto funcionário do departamento disse que era "apenas uma questão de tempo" antes que a doença se espalhasse por todas as 63 províncias. O funcionário recusou-se a citar o nome porque não estava autorizado a falar com a mídia.
Em março, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomendou ao Vietnã que declarasse uma emergência em conexão com o surto de peste suína africana.
No entanto, Nguyen Van Long disse que o Vietnã ainda não “declarará o surto uma emergência no país, já que o vírus é inofensivo aos seres humanos e o surto não representa uma ameaça à segurança nacional”.
No Vietnã, um país com 95 milhões de habitantes, a carne de porco é responsável por três quartos do consumo total de carne e a maioria dos 30 milhões de porcos de criação é consumida no mercado interno.
A produção suína do país é estimada em cerca de 94 trilhões de dongs (US $ 5,5 bilhões) e representa quase 10% do setor agrícola do Vietnã.