O gerânio é uma planta popular entre uma variedade de pessoas. É despretensioso no cuidado e cresce facilmente em quase qualquer solo. No entanto, ao cultivar esta flor, cada criador deve necessariamente cortá-la para o inverno. Sem esse procedimento, não será fácil obter uma boa planta com flores. Considere em detalhes as regras básicas para o corte de gerânios e também diga o que fazer para cumprir.
Descrição da planta
O gerânio é uma planta herbácea ornamental pertencente à família Geraniev com o mesmo nome. A pátria desta flor é considerada o continente africano. Hoje, cerca de 300 variedades de gerânio são distribuídas no ambiente natural, em áreas temperadas e tropicais, e até nas alturas das montanhas.
É uma flor pequena, com até 60 cm de altura. O sistema radicular dos gerânios é ramificado e, nas extremidades das raízes, há espessamentos especiais que, durante uma seca, desempenham o papel de tanque de armazenamento. O caule dos representantes do gênero é altamente ramificado em brotos separados, formando uma espécie de arbusto.
Dependendo da subespécie da flor, a forma das folhas pode variar bastante. Na maioria das vezes, existem amostras com uma lâmina de folha inteira, cortada ou ligeiramente incisada, mas a folha acontece e é dividida em 3-5 partes. No topo da folha, pode-se observar uma linha fina de tons esverdeados ou acinzentados.As flores de gerânio são geralmente grandes, solitárias ou coletadas em inflorescências cistiformes de 3 a 5 peças. As flores mais comuns são roxas, brancas, azuis e roxas. Dependendo da variedade, o gerânio pode florescer do início de maio ao final de agosto. Depois disso, frutas em forma de caixa são formadas na planta, na qual numerosas sementes amadurecem.
Você sabe O gerânio tem propriedades bactericidas. No processo de sua vida, a flor libera substâncias específicas no ar que inibem o desenvolvimento de microorganismos patogênicos.
Por que fazer correção de gerânio?
A poda é um dos procedimentos mais importantes que ajuda a preparar gerânios internos para o inverno. Torna possível livrar a flor de brotos extras e formar a forma necessária do arbusto. Além disso, ajuda a afinar a planta, o que melhora a troca de ar entre os brotos e aumenta a iluminação.
No resultado final, uma planta cuidadosamente aparada produz instantaneamente novos rebentos nos quais as inflorescências e folhas jovens se desenvolvem. Assim, um corte de cabelo ajuda a manter a atividade vital dos gerânios por 3 ou mais estações.
Além disso, sujeito à programação sazonal do corte de cabelo, você pode obter:
- forma compacta de um arbusto;
- aumento do tamanho das flores e duração do florescimento dos gerânios;
- aumentar a imunidade das plantas durante a floração e outros períodos.
Você sabe Como planta decorativa, o gerânio cresce desde meados do século XVI, depois que a flor nos navios de marinheiros deixou a África e imigrou para o Velho Mundo.
Recursos de corte
Na produção agrícola, são conhecidos vários períodos favoráveis ao desbaste de gerânios. Estes são os chamados cortes de cabelo da primavera, outono e inverno. Apesar de esse procedimento sempre afetar favoravelmente a flor, você deve abordá-la com cautela - a poda excessiva e prematura pode causar inibição do crescimento das plantas.
Outono
O corte de cabelo do outono é a etapa mais importante no ciclo de vida de uma espécie. É frequentemente realizado no final de setembro, após o aparecimento das primeiras folhas amareladas na planta. Após a floração e formação de sementes em gerânios, um período dormente começa.
Nesse momento, diminui o crescimento e o metabolismo e, com ele, a quantidade de nutrientes absorvidos pelo solo. A eliminação do excesso de coroa antes da hibernação ajuda a flor a usar suas próprias forças de maneira mais racional e a evitar o desperdício desnecessário de recursos acumulados para manter brotos inviáveis.
Graças a isso, os gerânios conseguem tolerar a hibernação mais confortavelmente, além de evitar estresse excessivo. O procedimento também permite ativar os gomos mais viáveis, devido aos quais brotos resistentes a vários fatores ambientais e desafios crescem.
Não se esqueça que a poda no outono geralmente ajuda a remover partes de plantas afetadas por infecções e pragas, o que é bastante importante nas condições de monocultura que crescem em uma área limitada.
No inverno
A poda no inverno é realizada muito raramente, pois durante esse período há um acentuado enfraquecimento das funções protetoras do corpo da flor. Mas se você deseja criar um arbusto realmente bonito, não poderá ficar sem ele; caso contrário, levará pelo menos 1 temporada para ajustar a forma do gerânio ao ideal.
A poda é realizada à medida que os brotos crescem, beliscando os topos e eliminando os ramos laterais. Isso ajuda a evitar o alongamento excessivo da flor e também ajuda a encontrar a forma correta.
Importante! De dezembro a janeiro, a poda é proibida, pois nesse momento a flor é mais vulnerável a influências externas. Negligenciar a recomendação pode levar à sua morte.
A principal condição para uma poda bem-sucedida no inverno é o cumprimento de todos os requisitos da planta. A flor deve ser colocada no canto mais quente e iluminado da casa, bem como protegida de correntes de ar, frio e mudanças repentinas de temperatura. Nesse caso, é realizada uma rega suave, mas regular, caso contrário, o gerânio pode reagir negativamente acentuadamente ao procedimento.
Na primavera
Em muitos círculos hortícolas, a questão da adequação da poda de primavera é bastante aguda. Apesar do indesejável encurtamento da planta antes da fase ativa de crescimento, muitos produtores ainda recorrem ao procedimento no momento.
Na primavera, a forma da coroa recebe a completude final, assim como brotos não viáveis são removidos do mato. No entanto, no caso de poda intensiva no inverno, é melhor pular o procedimento de primavera para evitar a inibição do gerânio.
O mais ideal para a poda da primavera é considerado o período no final de fevereiro - início de março. Um procedimento posterior pode inibir o crescimento de gerânios, como resultado, isso pode levar a um enfraquecimento da imunidade da flor e a danos às várias infecções. Portanto, a poda deve ser feita com extrema cautela.
Importante! Os gerânios cortados na primavera sempre florescem mais tarde. Isso deve ser levado em consideração ao cultivá-lo, principalmente nas primeiras variedades.
Como podar e moldar uma planta em casa
Como regra, mesmo um jardineiro iniciante pode podar gerânios. Mas, para realmente florescer bem, esse procedimento deve ser realizado da maneira mais completa possível. Para realizar a formação do mato, é necessário não apenas estocar uma ferramenta especial para o jardim, mas também elaborar adequadamente a metodologia para eliminar brotos; caso contrário, a poda precipitada não só se tornará inútil, como também prejudicará bastante.
Ferramentas para o trabalho
Para uma poda adequada da flor, você precisará de:
- uma faca com uma lâmina fina (pode ser substituída por uma faca de escritório);
- tesoura fina;
- pinças grandes (para comprimir as partes superiores).
Instruções passo a passo
As principais etapas da limpeza sanitária de gerânios:
- 2 a 4 dias antes do procedimento, a flor deve ser colocada nas condições em que será mais contida.
- Limpe o instrumento da sujeira, poeira e detritos da planta em água corrente e depois limpe-o.
- Pegue uma faca afiada e remova as partes secas do arbusto (folhagem, brotos, restos de inflorescências). Corte-os com um nó ou elimine completamente parte da planta para a zona basal.
- Dê ao arbusto a altura desejada. Para fazer isso, reduza os brotos que crescem verticalmente, enquanto o comprimento mínimo não deve ser inferior a 10 a 15 cm, corte os brotos ao longo do nó, remova os jovens com uma faca afiada e os antigos com uma tesoura pequena.
- Encurte os brotos laterais. Para fazer isso, retire os galhos laterais com uma pinça.
- Trate os locais de corte com cinza de madeira picada - isso ajudará a evitar danos ao tecido cortado por fungos patogênicos.
Vídeo: corte de gerânio para o inverno
Importante! Para evitar a infecção da planta, a ferramenta de jardim deve ser tratada com uma solução de álcool, formalina a 2% ou outro líquido desinfetante antes da poda.
Cuidados adicionais
Após a poda do gerânio, é necessário criar um microclima que o ajude a se recuperar o mais rápido possível.
Para fazer isso, você precisa:
- manter a temperatura ambiente não inferior a +20 ° C;
- transfira a flor para o peitoril da janela mais iluminada no lado sul da casa;
- fornecer à planta proteção contra correntes de ar.
Além disso, para uma flor crescer instantaneamente, ela deve:
- forneça a ele rega suave - 1 vez em 2 dias;
- evitar pulverização e umidificação adicional;
- certifique-se de alimentar o gerânio doméstico com fertilizantes complexos à base de nitrogênio, fósforo e potássio.
Erros básicos de iniciantes
Muitas vezes, os cultivadores iniciantes cometem erros fatais ao podar, o que leva a danos à flor e a uma violação do seu metabolismo. Isso tem um efeito prejudicial não apenas na decoratividade, mas também na viabilidade da planta, e muitas vezes pode servir como a primeira razão para sua secagem.
Os principais erros ao cortar gerânio e suas conseqüências:
Erros de poda | Consequências para a planta |
Negligenciar a poda | Deterioração da floração ou perda temporária da capacidade de florescer |
Brotos mais curtos acima do nó | A parte superior do caule morre e seca, o que afeta a estética da flor |
Removendo um grande número de fotos | Isso leva ao estresse excessivo, que prolonga o período de recuperação e também prejudica a floração. |
Overcutting | Causa inibição do crescimento e formação de rim |
A poda é um processo importante e necessário para os gerânios. Apesar do fato de que, sem ela, pode funcionar com segurança por anos, apenas a poda correta e de alta qualidade ajudará a criar uma coroa bonita e florida a partir de um arbusto ramificado. Esse processo é simples, mas, quando realizado, todos os recursos da tecnologia devem ser levados em consideração, caso contrário, pode causar inibição do crescimento e até a morte do gerânio.