O trigo é considerado o tipo mais comum de cereal cultivado no mundo. A partir dela é preparada a farinha utilizada para a produção de produtos de panificação. Existem vários tipos de trigo que diferem na estação de crescimento - inverno e primavera. Este artigo discutirá as principais diferenças entre eles.
As principais diferenças entre trigo primavera e inverno
Há muitas diferenças entre a primavera e o inverno. Eles diferem na exigência de composição do solo, bem como na estação de crescimento. Além disso, ambas as variedades são caracterizadas por diferentes datas de semeadura e indicadores de produtividade. Graças a isso, você pode escolher a opção que atenderá a todos os requisitos.
Você sabe O trigo entre os antigos eslavos era considerado um símbolo de riqueza, por isso foi derramado em pequenos sacos de pano e usado no pescoço como um talismã.
Requisitos de solo e clima
Recomenda-se que o trigo de inverno seja cultivado em solos férteis, que contêm uma grande quantidade de componentes de fósforo e nitrogênio. Se a planta receber os oligoelementos necessários, o sistema radicular se desenvolverá muito melhor. Você não pode plantar esse tipo de cereal em pântanos, turfeiras ou salinas, caso contrário, o crescimento da planta será lento.
Os tipos de cereais da primavera são plantados no solo, que possui um nível fraco ou neutro de álcalis na composição. Quando os arbustos começam a ganhar massa verde, é necessário fornecer uma quantidade suficiente de fósforo.
Período de vegetação
O trigo da primavera e o inverno têm um período de vegetação diferente. Isso ocorre devido às condições climáticas em que ambas as variedades serão cultivadas. Os cereais plantados antes do inverno têm uma estação de crescimento mais longa. Dura 270-360 dias. O período de desenvolvimento das espécies da primavera é de cerca de 90 a 110 dias.
Você sabe Durante as escavações dos túmulos dos faraós egípcios, descobriu-se que os nobres eram enterrados com colares das colheitas de cereais. Acreditava-se que essas jóias protegiam o governante de maldições no outro mundo.
Datas de semeadura
O trigo da primavera e o inverno diferem em termos de semeadura. Recomenda-se que a primeira espécie seja plantada de março a maio. Ao escolher o melhor horário, tente levar em consideração as características climáticas da sua região. As sementes precisam ser plantadas em pouco tempo, uma vez que o vento e o clima árido prevalecem de abril a maio. O sol e o vento abundante são capazes de tirar a umidade do solo, o que afeta negativamente o rendimento.
Em regiões onde pouca neve cai no inverno, as culturas de inverno podem ser plantadas se a temperatura ambiente não cair abaixo de -17 ° C.
Recomenda-se que a variedade de inverno seja plantada desde o final do verão até meados de outubro. Se você plantar as sementes muito cedo, os arbustos ficarão muito grossos. Como resultado, a cultura perde resistência à seca e pragas. Mas você não deve atrasar o pouso. De fato, neste caso, as plantas não têm tempo para crescer massa verde e continuam a se desenvolver na primavera. Como resultado, o desempenho da colheita e a resistência ao estresse são reduzidos.
Produtividade
O trigo de inverno tem o maior rendimento. De um hectare você pode coletar cerca de 5 mil kg.
Importante! Não se esqueça de lidar com pragas e doenças em tempo hábil, pois esses fatores podem reduzir a quantidade de rendimento.
Os indicadores podem variar dependendo de:
- Tecnologia de colheita.
- Duração da semeadura.
- Os efeitos de doenças e pragas.
- Práticas agrícolas erradas.
O rendimento do trigo da primavera é de cerca de 1.500 kg / ha. Se as tecnologias agrícolas são fortalecidas (fertilização e rega, etc.), esses indicadores podem ser aumentados várias vezes.
Regiões favoráveis ao crescimento
Para cultivar trigo saudável e de alta qualidade, é necessário levar em consideração regiões favoráveis para cada espécie. As culturas de cereais de inverno devem ser plantadas em locais onde a neve abundante permanece no inverno. A temperatura do ar deve ser de pelo menos -20 ° C. Por esse motivo, eles o plantam nas seguintes regiões: Norte do Cáucaso, Terra Negra Central e Volga. O tipo de trigo na primavera precisa de muita umidade, luz solar e calor; portanto, na maioria das vezes é plantado na estepe da floresta, nos lados oeste e leste do Volga.
Aplicação e qualidade dos grãos
A diferença entre as culturas reside na qualidade dos grãos e, consequentemente, na aplicação. O trigo mole do inverno é usado para a produção de farinha com altas propriedades nutricionais e teor calórico de grãos. Ela vai para a fabricação de produtos de panificação. Os grãos duros plantados antes do inverno são enviados para processamento. A variedade de primavera é considerada uma colheita de alto valor. A farinha é preparada para a produção de massas e cereais. Esta espécie possui altas propriedades de panificação.
É possível distinguir visualmente o trigo da primavera do inverno
Você pode distinguir visualmente as variedades de primavera e inverno:
- sob a forma de grão;
- por densidade - o grão de trigo no inverno é mais difícil;
- pela presença de pontas nas orelhas. As variedades para o plantio para o inverno têm sido escassas;
- pela quantidade de glúten. As culturas de inverno contêm mais substância.
O que o trigo da primavera e do inverno têm em comum
Se você acha que o trigo da primavera e do inverno são completamente diferentes um do outro, então essa é uma opinião errônea. As características gerais incluem o tamanho do arbusto, cuja altura é de 80 a 90 cm. Além disso, ambas as espécies têm a mesma forma de espigão (piramidal) e cor de grão (amarelo). Além disso, eles têm um sistema radicular desenvolvido que protege as plantas da seca.
Portanto, o trigo da primavera e do inverno tem um grande número de diferenças. Graças a isso, você pode escolher para o cultivo a opção mais adequada para uma região específica em termos de plantio e estação de crescimento.